Leitura para crianças

foto da matéria Leitura para crianças

O Brasil, em 2022, tinha 14.194.397 pessoas que não sabem ler, escrever ou realizar as operações básicas de matemática.

Todo mundo se espanta de ver as milhares de pessoas que invadem os salões das bienais de livros. Os números, realmente, impressionam: em 2022, a Bienal de São Paulo movimentou R$ 374,8 milhões na cidade, valor calculado pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, e gerou 3.400 postos de trabalho.

Além disso, cada visitante comprou aproximadamente sete títulos e gastou em média R$ 203,34 em livros, segundo o publishnews.

Alguma coisa está errada nesse cálculo. Estudantes e professores têm acesso livre, basta a escola se cadastrar. É uma animação total, mas a dúvida é cruel.

A molecada se diverte no espaço e compra um ou outro livro (por 10 reais) nas bancas de descontos, mas quem deles vai gastar mais de 200 reais em livros? De uma coisa temos certeza, quem lucra são as grandes editoras.

O brasileiro nunca teve política pública de incentivo à leitura. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil, em 2022, tinha 14.194.397 pessoas que não sabem ler, escrever ou realizar as operações básicas de matemática.

Se a maioria se esforça muito para trazer a comida para a casa, dar atenção à leitura é coisa para poucos. O livro continua a ser coisa de ‘elite’. Houve uma época em que novos ricos compravam livros por metro (para decorar as estantes).

Pais que se divertem nos joguinhos on-line, estão contribuindo para que os filhos queiram ficar de olho nas telas. Os bebês (de todas as espécies) aprendem por imitação, não é diferente com os humanos. Não adianta querer que os filhos comam frutas, se em casa só houver chips.

Como querer que a criança desenvolva o gosto pela leitura se ela não vê ninguém lendo? E leitura não é TikTok. Leitura não é Facebook. Leitura não é tirinha de jornal. Leitura requer atenção, requer o mínimo de quietude mental.

Quer uma dica? Compre um livro (pode ser da coleção Para Gostar de Ler – na internet, você acha por menos de 10 reais), crie o desafio de ler cinco páginas por dia. Para o segundo livro, aumente para dez páginas ao dia. Faça a leitura junto com a(s) criança(s).

Aos poucos, você terá o prazer de conseguir ler um livro por mês.

09/07/2023

FIQUE EM CONTATO COM A OFÍCIO